Oficinas –

Oficina livre de Pífanos


Aulas ministradas por Rodrigo Sestrem

Venha vivenciar a Cultura Popular através do Pife
Apartir de 07/05, aos sábados das 09 às 11h

*A História do Pífano
*Introdução à teoria musical
*Como tocar musicas populares no Pífano
*Introdução à arte brincante

Realização: TupiFaz tudo

Oficina de Meditação


1-Qual é o público? (média de Idade e quantidade de alunos)
A oficina de meditação é voltada para as crianças, mas está aberta para todas as idades. Quem quiser participar será muito bem-vindo. Já dizia Dostoiéviski: “o contato com as crianças purifica a alma”. As inscrições estão abertas pelo telefone (71) 3116-1511 (Casa da Música). Atualmente estamos com cerca de 12 participantes (estamos ainda na segunda semana da oficina), creio que podemos estender esse número até 30 participantes. Caso o número de participantes ultrapasse esse número, podemos abrir uma nova turma. Queremos atingir o quanto antes a meta de 1 milhão de crianças! 🙂

2- De quem foi a iniciativa? Por quê

Como disse na entrevista anterior, a ideia para a oficina surgiu depois que tomei conhecimento do “David Lynch Project”, que visa ensinar meditação para crianças no mundo todo. Uma frase do David Lynch (que aliás é um cineasta que admiro muito) me deixou eletrizado: “Quando ensinarmos um milhão de crianças a meditar, o mundo será transformado.” Acredito muito na verdade dessa frase! Experimentos realizados durante a década de 90 comprovaram sem sombra de dúvida que a meditação coletiva tem o poder de diminuir a violência e aumentar a paz. Em Washington, 4.000 pessoas meditando juntas durante um período determinado afetaram significativamente a sociedade, reduzindo a taxa de criminalidade em 25%!!! Então decidi fazer a minha parte e colaborar, ainda que modestamente, para que esse um milhão de crianças meditando seja alcançado o quanto antes!

3- Quais os projetos que você tem com relação a meditação?

Estou aprendendo muito com a oficina!!! É maravilhoso demais lidar com crianças, precisamos trabalhar a mensagem para que fique o mais simples e direta possível. Pretendo transformar essa experiência em um livro, para que mais e mais crianças possam aprender a meditar! Esse é o projeto coletivo. Individualmente, a meditação é meu grande projeto, pretendo meditar mais e mais profundamente a cada dia!

4- Já participou de algum evento? Quais?

Sou estudante da Self-Realization Fellowship, organização mundial fundada por Paramahansa Yogananda, que trouxe a Yoga para o ocidente. Participo sempre que posso das meditações coletivas promovidas semanalmente pela Self. Por aqui temos grupos de meditação na Federação, em Piatã e Lauro de Freitas (grupo que frequento). Mais informações no site: http://www.yogananda.com.br/. A meditação em grupo é muito importante, fortalece a nossa capacidade de meditar mais profundamente. Além disso procuro estar presente ou ao menos meditar no mesmo horário sempre que ocorre algum evento de meditação coletiva, como o América Medita, que reune milhares de pessoas meditando juntas em diversas cidades.

5- Dias e horários da atividade

Toda segunda às 14h na Casa da Música.

6- Objetivos da atividade

Ensinar as crianças de todas as idades a meditar, de uma forma lúdica e envolvente, por meio de histórias, brincadeiras e práticas de Yoga.


Fabio Shiva

Mensageiros do Vento
http://www.mensageirosdovento.com.br

15/03 – Início das Oficinas de Violino com alunos do Colégio mascarenhas de Moraes


OFICINA DE VIOLINOS
No dia 15 de março teve início na Casa da Música, a Oficina de Violinos com objetivo de atender aos alunos do Colégio Estadual Mascarenhas de Moraes , localizado em Itapuã.
O violinista e professor Dilson Peixoto, responsável pela Oficina, declarou que para ser musicista é necessário que o interessado desenvolva três características essenciais: disciplina, compromisso e pontualidade. Disse ainda que não basta tocar é importante também cantar, por isso , se possível, vai criar um coral.
Devido ao grande número de alunos que se inscreveram para o período vespertino, foi necessário dividir o grupo em duas turmas sendo uma às 13 horas e a segunda às 15 horas.
As aulas serão divididas: meia hora para Teoria Musical e uma hora para Prática de Instrumento e sempre que possível vai apresentar um vídeo pois considera importante essa forma de comunicação.
O professor apresentou seus auxiliares Alan e Renata que fez uma demonstração de como utilizar o instrumento com segurança assim como manusear. Mostrou as partes que compõem o instrumento, material de que é feito , como limpar o instrumento para guardar. Cada aluno teve contato com o violino desde a fase de retirá-lo da caixa até a postura das mãos, do pescoço, da envergadura do violino.

Aulas as terças feiras, com turmas matutinas e vespertinas

Obs: Interessados nas aulas de Violino, devem entrar em contato, para ver a possibilidade da abertura de uma nova turma. TEL: 3116 – 1511 ou 3116 – 1512
.

16/03 – Reenício das Oficinas de Pandeiro.


Professor Luciano Pinto

Professor Luciano Pinto

A Casa da Música em parceria com A TAPA – Orquestra de Pandeiro e Toneis, esta realizando todas as quartas feiras, gratuitamente, oficinas de pandeiro, tendo como conteúdo técnicas de pandeiro e possibilidades rítmicas.O curso tem como publico alvo, crianças e jovens da comunidade de Itapuã, em especial, as crianças da Baixa do Dendê. As aulas são ministradas pelo professor Luciano Pinto.

6 comentários sobre “Oficinas –

    • Caro Marcos, o professor Zízimo, responsável pelas aulas de canto, é funcionário da Funceb e inicialmente só pode dar aulas em dias de semana.
      Algumas pessoas também, não podem fazer aula dia de sábado.
      É um dilema, mas esperamos poder ter essa opção para oferecer também.
      Grato pelo comentário,
      A coordenação

  1. ola gente voces nao realisão oficina de cavaquinho tenho um e pretendo aprender a tocar moro em cajazeiras pois ai ficaria mais facil o deslocamento um abraço aguardo restosta

  2. olá, estou participando do edital Calendário das artes gostaria de informações para contratação da oficina de pandeiros e oficina livre de pífanos.

  3. OLÁ, BOA TARDE! TENHO DOIS FILHOS DE 8 E 11 ANOS E GOSTARIA MUITO Q ELES FIZESSEM AULAS DE TEATRO E MÚSICA (VIOLÃO); É POSSÍVEL NA CASA DA MÚSICA ESSES CURSOS? DESDE JÁ AGRADEÇO A OPORTUNIDADE! ABRAÇO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s