Diário de Eventos anteriores –

16/03 – Reenício das Oficinas de Pandeiro.


Professor Luciano Pinto

Professor Luciano Pinto

Em relação às demais oficinas, pedimos aos interessados que liguem para o número 3116-1511 e deixem o contato telefônico, que assim que abrirmos as inscrições para 2011 entraremos em contato.
Estamos trabalhando para ampliar as opções de oficinas na Casa.
Grato pela atenção.

S6303477

Oficina de Oficina de cantoIniciação a Canto

As aulas acontecem as terças feiras sempre ás 09h. O curso tem como público alvo iniciantes em música, onde são trabalhados os seguintes conteúdos: percepção, respiração, vocalize, teorias musicais, técnicas vocais, além da formação de um pequeno repertório para apresentações.As aulas são ministradas pelo professor Zizimo Fonseca.

Oficna de Flauta

Oficina de FlautaAs aulas acontecem as quintas feiras, sempre as 09h, o curso tem como publico alvo iniciantes em música, onde são trabalhados os seguintes conteúdos: teoria musical, exercicios especificos de flauta, percepção, ritmos, melodias, elém da formação de um pequeno repertório para apresentações. As aulas são ministradas pelo professor Zizimo Fonseca.

Professor Zizimo Fonseca

Professor Zizimo Fonseca

Instrumentista pela UFBA. 10 anos de experiência em oficinas.

Oficina de Pandeiro

Oficina de PandeiroA Casa da Música em parceria com A TAPA – Orquestra de Pandeiro e Toneis, esta realizando todas as quartas feiras, gratuitamente, oficinas de pandeiro, tendo como conteúdo técnicas de pandeiro e possibilidades rítmicas.

O curso tem como publico alvo, crianças e jovens da comunidade de Itapuã, em especial, as crianças da Baixa do Dendê. As aulas são ministradas pelo professor Luciano Pinto


Graduado em piano na Universidade Católica de Salvador. Fundador da A TAPA – Orquestra de Pandeiro e Toneis em 2000, tecladista da banda de Claudia Leite, além de produtor, arranjador e compositor.

—————————————————————————————————————————-

A Casa da Música convida você para o lançamento do livro Calasans Neto – o gravador de Itapuã, do jornalista Marcos Navarro. Trata-se de um perfil biográfico do pintor, escultor, xilogravurista e cenógrafo Calasans Neto, um dos artistas exponenciais da Geração Mapa. Ao abrir o livro, você vai encontrar o cenário artístico e cultural de
uma Salvador efervescente. Calasans Neto conviveu com Glauber Rocha, Fernando da Rocha Peres, Jorge Amado, Vinicius de Moraes. Reuniu muitos amigos com os quais pôde compartilhar seu rebanho de cabras e cardumes de baleias, animais marcantes em sua obra. Editado pela Assembleia Legislativa da Bahia, o livro integra a Coleção
Gente da Bahia.

O quê: Lançamento do livro Calasans Neto – o gravador de Itapuã
Quando – dia 20.05 – sexta-feira
Onde – Casa da Música – Lagoa do Abaeté
Preço do livro – R$ 20,00
————————————————————————————————————————–
Projeto Toque Cidadão 25/09

Olá pessoal como vão vocês? Espero que bem. Houve neste sábado25/09 mais uma oficina de percussão do projeto artístico cultural ’’ toque cidadão’’, agradecemos aos professores Thiago Trad , Ângelo Medrado , Raul Pitanga e Átila Contene por estarem conosco mais um sábado de muita música e aprendizado. Também tivemos um show exclusivo para um fã clube da Banda Elipê onde eles puderam interagir com seus ídolos e cantarem suas músicas preferidas. No domingo26/09 houve a apresentação do bale florita, com a presença de mais de 150 pessoas da comunidade. Nosso próximo evento será o sarau que acontece na próxima segunda-feira 04/09.

Sarau dia 20/09

Olá pessoal por meio deste novo espaço está divulgando diariamente os acontecimentos da nossa querida Casa da Musica, primeiramente gostaríamos de agradecer a Mikael Mutti e Percussivo Mundo Novo, pela bela apresentação no ultimo sarau acontecido segunda feira dia 20/09/2010, agradecemos também aos professores do projeto ”Toque Cidadão”, a apresentação de Dona Inaura aluna da oficina do canto do Pr.Zizimo que nos presenteou com belas canções como ”uma tarde em Itapuã’‘, a ‘seu” Reginaldo artista local que também marcou presença cantando o seu ”samba de raiz”, e ao publico que mais uma vez compareceu prestigiando o nosso evento. Amanhã teremos o bate papo musicado apartir das 14 horas com a Banda Stay onde jovens artistas contarão sobre suas descobertas musicais e como descobriram a vocação musical.

Bate Papo Músicado 08/10

O Bate Papo Musicado foi bem satisfatório, com a presença dos alunos e professoras do Gregório Pinto de Almeida, e dos sambistas, Reginaldo Souza, Seu Henrique, Ney, Pires Pietra e Ari Castro. A participação dos alunos foi bem significativa, com perguntas, observações e até cantando e tocando composições próprias.
A tarde deixou um gosto de quero mais, onde o colégio já solicitou uma nova data para trazer outros alunos.

Bate Papo Musicado 08/10

Olá Pessoal

Houve no ultimo dia 08/10 às 14 horas mais uma edição do Bate Papo Musicado, que contou com a presença de mais de 100 alunos do Colégio Gregório Pinto de Almeida.

O evento interativo contou também com a presença de alguns professores da mesma, onde juntos puderam aprender mais sobre a historia do samba, tirando suas duvidas com artistas locais a exemplo de Reginaldo Souza, Seu Henrique, Ney Pires Pietra e Ari Castro.

Ao final da apresentação houve uma descontraída roda de samba. O evento agradou tanto que os professores já solicitaram uma data para trazer novos alunos.

Circuito Popular de Cinema e Video 08/10

Houve também no dia 08/10 com inicio às 19 horas a sessão do Circuito Popular de Cinema e Vídeo, que contou com a presença de Professores e Alunos da Escola Vitoria da Conquista. O filme exibido foi ‘’A hora da Estrela’’ o publico pode acompanhar a historia de Macabéa no premiado filme de Suzana Amaral.

Sarau 18/10

. Olá pessoal!

Dia 18/10 foi realizada mais uma edição do Sarau de Itapuã que teve como tema principal: Uma Homenagem pelos 97 anos que o grande Vinicius de Moraes completaria no dia 19/10/10. Vinicius foi um Poeta, Compositor, Diplomata e Dramaturgo.

O evento teve inicio às 18h com a apresentação de um Documentário sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes, o vídeo contou com depoimentos de grandes nomes da música a exemplo de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque de Holanda.

O Coronel Campos deu inicio as homenagens falando um pouco de seus conhecimentos e admiração pela obra de Vinicius de Moraes, também recitou alguns dos seus poemas.

Os alunos das Oficinas de Canto e Flauta deram prosseguimento às apresentações, seguidos por Carlinhos Moura que interpretou alguns dos maiores sucessos do homenageado da noite.

Fechando o evento Dona Inaura Freire se apresentou junto com a dançarina Ilma. E o Saxofonista Pires Pietra tocou alguns sucessos de Vinicius entre eles ‘’Passar uma tarde em Itapuã’’.

*Obs: O grupo de Gaitas de Fole Os Celtas Caballeros de Santiago, não poderam comparecer ao evento e sua participação será remarcada.

Bate Papo Músicado 21/10

Olá Pessoal!

No dia 21/10, com inicio às 14h, aconteceu mais uma edição do Bate Papo Musicado que contou com a participação do Músico Pires Pietra, que nos contou a sua trajetória de vida como artista iniciante tocando em bailes dos ‘’anos 60’’ no Rio de Janeiro, até os dias atuais. Além de muita música, tivemos uma verdadeira palestra sobre a história do saxofone, trompete, trombone, entre outros instrumentos de sopro. O Bate Papo contou com a presença de estudantes e professores dos colégios Rotary, Lomanto Júnior e Mascarenhas de Moraes.

No evento os alunos e professores puderam interagir com Pires tirando suas duvidas e matando as curiosidades sobre diversos instrumentos de sopro em suas diversas formas e níveis de afinação.

O próximo Bate Papo Musicado será no dia 28/10 com a presença da Banda Head Fones que terá como tema principal ‘’Os desafios de uma Banda Independente’’.

Olá Pessoal!

No dia 04/11, com inicio às 14h e com a presença de alunos e professores do colégio Rotary aconteceu mais uma edição do Bate Papo Musicado, que contou com a participação da Banda Headfones, onde eles poderam nos contar sobre as dificuldades que encontram por ser uma Banda de rock independente e sem apoio financeiro.

No evento interativo os integrantes da Banda falaram sobre as dificuldades com o preconceito de tocar rock na Bahia, conciliar trabalho e música, alem do sofrimento com a falta de dinheiro para ensaios e shows. A platéia pode fazer perguntas e entender melhor como eles superam estas dificuldades.

Os próximos Bate Papo Musicados serão nos dias 10 e 11 de novembro como uma extensão do “I Encontro de Cantadores no Pelô”, que tem a curadoria de Maviael Melo, e é uma iniciativa de poetas e cantadores, que se reunirão na capital baiana para mostrar e compartilhar a musicalidade e a poética regional

Diário dia 22/11

Olá Amigos!

No dia 22/11, com inicio às 18h e com a presença de pessoas da comunidade, aconteceu mais uma edição do Sarau de Itapuã, celebrando o Mês da Consciência Negra, que teve como atrações a peça teatral Comunique Já (com alunos do Projeto Escola Aberta do Mascarenhas de Moraes e Rotary, dirigida por Leandro Rocha), e o encontro da Banda Didá com As Ganhadeiras de Itapuã, e a ilustre participação do sambista de raiz Reginaldo Souza e da aluna da oficina de canto da Casa da Música, Maria da Glória.

O evento teve inicio com a peça Comunique Já, que tem como elenco um grupo de jovens atores que refletem e questionam de maneira bem humorada como os meios de comunicação vem fazendo sensacionalismo para ganhar audiência com os problemas da população. Logo após no espaço externo da casa, com a presença de mais de 200 pessoas, deu-se continuidade à programação, com uma fala do Ex-Presidente do Bloco Afro Malê Debalê, Josélio Araújo, ressaltando o tema da noite, e seguindo com as apresentações musicais.

As Ganhadeiras de Itapuã, e o seu já conhecido e tradicional Samba de Roda deu prosseguimento ao Sarau. A Banda Didá, atração mais esperada da noite, se apresentou cantando músicas que simbolizavam a força da cultura negra e a luta por direitos iguais. No encerramento a Banda se uniu as Ganhadeiras de Itapuã e com uma mistura de samba de roda e muita percussão encerrou a noite.

O próximo sarau acontecerá no 6/12 , ainda com com atrações a confirmar.
——————————————————————-

A Homenagem é uma atividade de integração social, sensibilização cultural e participação cooperativa que visa aproximar os moradores de Itapuã da rica história deste bairro que está imortalizado em diversas manifestações artísticas consagradas na cultura popular brasileira. A maestrina homenageada neste evento é Dona Francisquinha (Francisca Passos), ilustre moradora da travessa do Jenipapeiro, falecida em 2002, que dedicou sua vida a fortalecer os laços fraternos e a alegria desta comunidade através de diversas ações sociais, políticas e artísticas, como foi o Grupo Mantendo a Tradição. A ação busca envolver na realização desta homenagem escolas do ensino público, com destaque para a Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada no Largo do Jenipapeiro, que tem esse nome em homenagem ao esposo de Dona Francisquinha, que trouxe o primeiro transporte coletivo para Itapuã, a LOBA (como era chamada a marinete que fazia o trajeto entre Amaralina e Itapuã), grupos culturais atuantes na comunidade e instituições públicas da nossa cidade. Esta ação, que vem sendo realizada há nove anos de forma espontânea e em forma de mutirão pelos familiares e amigos de Dona Francisquinha
—————————————————————————————————————————————-

Argentina? De Buenos Aires e Bariloche todo mundo já ouviu falar. E, como costuma acontecer, o país parece ficar reduzido para alguns a uma ou duas cidades, ao tango, aos cafés, às livrarias, etc. Mas o que se sabe a respeito do chamado litoral argentino?

Situado no nordeste da Argentina, a região conhecida como litoral compreende as províncias de Misiones, Chaco, Formosa, Corrientes,Entre Ríos e Santa Fé. Sua localização geográfica, próxima à fronteira com Uruguai, Paraguai e Brasil, faz com que a região compartilhe tradições e práticas culturais que nos dizem muitas coisas a respeito das fronteiras que insistimos em demarcar.

Quem vê as imagens do litoral, quem ouve as canções e os instrumentos, quem se aproxima um pouco da região encontra um universo que dá algumas interessantes pistas para entender que compartilhamos com nossos vizinhos muito mais do que habitualmente pensamos.

Neste próximo encontro na Casa da Música teremos a oportunidade de ter contato com uma Argentina ainda pouco conhecida entre nós. Vídeos, canções, apresentação ao vivo de alguns dos ritmos da região (chamamé, chamarrita, milonga, cumbia, etc) e um bate papo informal serão o fio condutor desta viagem.

WWW.LATITUDESLATINAS.COM

Serviço:

O que: Ciclo de encontros sobre arte e cultura latinoamericana

Bate papo musicado sobre o litoral argentino com o músico e pesquisador Juan Brizuela

Onde: Parque Metropolitano do Abaeté s/n – Itapuã – telefone 3116 1511

Quando: sábado, 16 de abril 2011, das 15h00 às 17h00.

Atividade aberta a toda a comunidade
—————————————————————————————————————————————-

————————————————————————————————————————————————

Sarau do dia 09/05/2011


O Sarau teve inicio com o Bate Papo: Entre Espaços – Compartilhando Experiências Culturais em Contextos Populares, conduzido por Chico Assis, Coordenador do Cine Teatro Solar Boa Vista. Ele iniciou apresentando os Coordenadores de outros espaços culturais que estavam presentes (Jamira – Espaço Cultural alagados, Kátia Costa – Espaço Xisto Bahia e Amadeu Alves – Casa da Música), em seguida falou do histórico do seu local de trabalho, da estrutura, equipamentos encontrados e definiu o inicio da sua gestão como um processo participativo e de dialogo com grupos artísticos locais. Seguindo ele apresentou um vídeo institucional sobre o Solar Boa Vista, para depois levantar questões como “qual o papel da cultura no combate a violência” e o que nós entendemos como “função dos espaços culturais”, ouve grande interatividade com o público.

As atrações musicais tiveram inicio com o Gaitista Luiz Rocha, que se apresentou ao público contando um pouco da sua carreira para em seguida exibir o vídeo “Papo de Gaita”, gravado em uma série de encontros realizados aqui mesmo na Casa da Musica em 2010, logo depois seguiu seu desempenho demonstrando os variados tipos de gaitas e estilos musicais que se pode acompanhar com o instrumento.

Na seqüência Carlinhos Moura e Ari Castro fizeram uma bela Homenagem ao inesquecível Dorival Caymmi, interpretando grandes sucessos como: “A jangada voltou só”, “A Lenda do Abaeté”, “Saudade de Itapuã”, “A vizinha”, “Marina”, “Rosa Morena”, “João Valentão”, perto do fim da apresentação Carlinhos convidou seus Professores de violão Jorge Arthur e Luis Fernando para encerrarem com a apresentação com a música “Saudade da Bahia”.

A primeira participação espontânea se deu pelo Poeta Moreira Barreto que apresentou o seu poema autoral “Ioiô sertanejo”.

A cantora de MPB Kátia Lima deu prosseguimento ao evento cantando musicas como “Casinha de Sapê” (Hyldon), “Bem que se quis” e “Amor I Love You” (Marisa Monte), “Xote ecológico” (Luiz Gonzaga) e “Xodó” (Dominguinhos e Anastácia).

A segunda participação espontânea foi da poetisa Dona Ester com os poemas “Tempo de mãe”, “Greve de Mães” e “Mãe” do seu livro Teu Filho Aguarda Resposta.

Encerrando a noite, Mikael Mutti e o Percussivo Mundo Novo, que se auto definem como uma banda de pesquisa percussiva que tentam saber pra onde vão, sem esquecer de onde vieram. O projeto consiste na criação de novos formatos de instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis, sem perder a originalidade e ancestralidade da música baiana e brasileira. Tudo isso aliado a novas formas de tocar música eletrônica, como por exemplo, um controle remoto de um vídeo game que controla um computador, um colete eletrônico preso ao corpo, um teclado redondo de computador, guitarras do vídeo game guitar hero, e instrumentos criados com metal e PVC que têm sensores eletrônicos. Tocaram músicas autorais como: “Caranguejo” e “Shogun”, e também uma música de Sérgio Mendes, músico brasileiro radicado nos Estados Unidos, do qual é parceiro, inclusive na trilha do filme RIO, produzido em Holywodd. O público pediu bis, e ele convidou o gaitista Luiz Rocha para tocar “Eu sei que vou te amar”, que foi cantada por todos presentes.

A área externa da Casa da Música foi enriquecida pela presença das artesãs Tamires Armentando, Lita Brasil, Maria das Graças, Rebeca Barros, Geane Guimarães e Lene Lima, que expuseram seus trabalhos e interagiram com todo o público.
——————————————————————————————————————————————————————————————
Bate Papo Musicado
Data: 10/06/2011
Tema: ”A Dimensão Estetica da Educação”
Participações: As Ganhadeiras de Itapuã, e Estudadntes de Pedagogia e Educação Fisica da UFBA.
——————————————————————————————————————————————–
Bate Papo Musicado
Data: 08/07/2011
Tema: O que Pensam os jovens Musicos de Itapuã
Ciclo de Encontros – Memórias Coletivas sobre a Musica em Itapuã
——————————————————————————————————————————————–

Bate Papo Musicado,
Ciclo de Encontros Sobre a Música em Itapuã
De Caymmi aos Nossos Dias

No dia 20/05/2011 aconteceu na Casa da Musica, mais uma edição do Bate Papo Musicado, com o tema ”De Caymmi aos nossos dias”. Este foi o primeiro de uma serie do Ciclo de Encontros de Memórias Coletivas sobre a Musica em Itapuã, que teve a participação de Carlinhos Moura, Reginaldo Souza, Lu Santana, Ari Castro, Amadeu Alves, Fabrício Rios, Nairzinha, Zízimo, entre outros, que dialogaram com estudantes do curso técnico em turismo do Colégio Lomanto Júnior.

O Bate Papo foi bastante intenso e emocionante, os participantes começaram falando sobre Dorival Caymmi cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro e suas inspirações relacionadas principalmente ao povo mestiço e ao mar.
Os participantes demonstraram muito entusiasmo e conhecimento ao explicarem que Caymmi fazia as suas musicas inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música mestiça, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.

Durante o evento os colaboradores interpretaram algumas das maiores obras de Caymmi como ”Saudade da Bahia”, ”Samba da Minha Terra”, ”Doralice”, ”Marina”, ”Modinha para Gabriela”, ”Maracangalha”, ”Saudade de Itapuã”, ”O Dengo que a Nega Tem” e ”Rosa Morena”, além de musicas diversas de vários autores ilustres de Itapuã. Os Poetas Lúcio Oliva, Orlando Carvalho e João Fortunato recitaram alguns dos seus poemas autorais.

Fazendo uma transição para os dias atuais, foi comentado a intensidade cultural produtiva atual do bairro, moradores ilustres que fazem ou fizeram um belo trabalho cultural para a comunidade, as novas tendências musicais, a discutível qualidade de algumas letras populares. Foi feita uma comparação entre o passado e o presente de alguns famosos centros de entretenimento do bairro como: Abaeté, Língua de Prata, Musicamping, Barraca do Juvená, Ronis bar, Trio elétrico paralitico de Seu Menezes, Castelinho, Posto 12, O Seresteiro, Quiosque de Janaína, Rua J, Rua K , Coqueiral e a Casa da Musica. Foram lembradas também tradições do bairro como a famosa ”Puxada de rede”, a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, a homenagem a Dona Francisquinha famosa matriarca do bairro e a festa de São Tomé no coqueiral.

O Bate Papo foi muito intenso e produtivo, deixando a sensação de que o tempo passou muito rápido, os depoimentos nos ajudaram a compreender melhor a Itapuã do presente, sem esquecer a Itapuã do passado, parafraseando Mikael Mutti ”Saber para onde vamos , sem esquecer de onde viemos”.

Sarau de Itapuã 23/05/2011


O Sarau começou com o Documentário Paixão e Guerra no Sertão de Canudos de Antonio Olavo. Um dos principais documentários já realizados sobre a guerra de Canudos. Com depoimentos de filhos de sobreviventes da guerra e de historiadores, o filme narra à trajetória de Antônio Conselheiro, a fundação, o desenvolvimento e a destruição de Canudos.

A primeira participação espontânea foi do Poeta Moreira Barreto com os poemas ”Falsidade no Brasil” e ”Falsas paixões”.

O inicio das atrações musicais se deu pela Banda O Terreiro, do Subúrbio Ferroviário (Periperi), que denominam seu estilo como ”Afro Beat” e segundo eles procuram uma música diferente em busca de paz, amor e liberdade, a fim de transmitir energias positivas para os ouvintes. Eles apresentaram um interessante repertório autoral com musicas como: ”Raiê Raiá” (Eugênio Brunelli/Adocica), ”Não sei o que é direito”(Saulo), ”Tributo” (Alisson/Boca), ”Casa de mãe preta” (Alisson/Boca) e ”Neguinha” (Alisson/Boca).

Dando prosseguimento às atrações, o grupo de dança Govinda, da CUFA Itapuã, apresentou uma coreografia feita para a música ”Sandália de Couro”, seguidos pelo Trompetista Lucas e Moreira Barreto que recitou mais um poema – ”A evolução”.

A Banda o Terreiro retornou para o bis onde apresentou mais musicas autorais, ”Cidade de plástico” (Saulo/Adauto) e encerraram com ”Barra vista” (Saulo/Adauto), a Banda foi convidada para um Bate Papo Musicado, um evento da Casa que da oportunidade ás bandas de contarem suas experiências para pessoas interessadas e estudantes de escolas diversas, alem de apresentarem seus trabalhos musicais.

A ultima participação espontânea foi do Cantor de Soul Music, Elias Araújo, que se apresentou interpretando os sucessos ”Sarará Crioulo” (Sandra de Sá) e ”Tô na Viela” (Jau).

Encerrando a noite o Itapuã Jazz, que se auto intitula um ”Núcleo de experimentação sonora” em constante evolução e mutação com influencias de Jazz, Reggae, Funk e Rap com Rafael França (Guitarra e voz), Fabio Gonzaga (Percussão,Guitarra e Voz), Dilano Moraes (Contrabaixo), Roger Dias (Violão,Percussão). Eles encerraram a noite com chave de ouro apresentando ”Samba de primeira”, ”Gan Jazz” e ”Urban Scenes (Desfazendo obstáculos)” que são musicas autorais.

A área externa da Casa da Música foi enriquecida pela presença das artesãs Maria das Graças, Geane Guimarães e Lene Lima, que expuseram seus trabalhos e interagiram com todo o público.

Um comentário sobre “Diário de Eventos anteriores –

  1. Pingback: Diário de Eventos « Blog Casa da Música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s