A Casa da Música

casa da música

Endereço: Parque Metropolitano do Abaeté – Itapuã

“O Museu da Imagem e do Som do Abaeté” era o título do projeto inicial da Casa da Música, inaugurada em 03 de setembro de 1993. Situada numa Área de Proteção Ambiental, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Casa tem como propósito preservar a memória da música baiana, contando com um acervo de 700 peças sobre música da Bahia – partituras, fitas de áudio e vídeo, instrumentos e discos – disponíveis para consulta pública. Lá também é possível encontrar em exposição a Fobica, o primeiro trio elétrico da história.

A partir de 2003, passou a atuar como um espaço cultural e a receber atividades artísticas de diversas linguagens. O Espaço realiza exposições temporárias, saraus e bate-papos musicados, sempre com temas ligados à música e a preservação do complexo do Abaeté. Além destes eventos culturais, o Espaço oferece oficinas de canto e flauta doce gratuitas para a comunidade.

Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultural gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Anúncios