Sarau de Itapuã destaca história do bairro através de homenagem à Dona Francisquinha

Sarau-de-Itapuã_card_facebook

A comunidade de Itapuã se junta à Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) às margens da Lagoa do Abarté – para homenagear Dona Francisquinha, que foi uma ilustre moradora de Itapuã, um importante símbolo da história do bairro. O evento acontece dia 03 de abril, às 18h, com entrada gratuita e classificação livre.

Com o tema “Sarau Mantendo a Tradição”, a edição busca aproximar os moradores da rica tradição do bairro. Atividades de interação social, sensibilização cultural e participação cooperativa fazem parte da programação, como forma de mostrar aos moradores de Itapuã a história das diversas manifestações artísticas consagradas que saíram do bairro direto para a cultura popular brasileira.

Artistas e grupos culturais de Itapuã ajudam na missão de homenagear Dona Francisquinha, junto com seus amigos e familiares e todo o público, que são convidados a assistir a vídeos que contam sobre a sua caminhada. “’Nos passos da Francisca, todos mantendo a tradição’, é um slogan do Grupo, que convida a todos a seguir os passos de Francisca Passos”, explica Amadeu Alves, coordenador da Casa da Música.

O evento busca envolver escolas do ensino público, com destaque para a Escola Municipal Manuel Lisboa, que tem esse nome em homenagem ao esposo de Dona Francisquinha, responsável pelo primeiro transporte coletivo de Itapuã, a LOBA – como era chamada a marinete que fazia o trajeto entre Amaralina e Itapuã. Além de garantir a presença de grupos culturais atuantes na comunidade e instituições públicas de Salvador.

Dona Francisca Passos, apelidada de Dona Francisquinha, falecida em 2002, foi moradora da travessa do Jenipapeiro e dedicou sua vida a fortalecer os laços fraternos e a alegria da comunidade, através de diversas ações sociais, políticas e artísticas, com destaque para o Grupo Mantendo a Tradição. Esta ação, que vem sendo realizada há quinze anos, de forma espontânea pelos familiares e amigos de Dona Francisquinha.

O Sarau de Itapuã é uma realização da Casa da Música (SecultBA), em parceria com a IMA (Independência Musical Associada). O evento acontece há 9 anos, quinzenalmente, às segundas-feiras. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s