Margareth Menezes, Beto Barreto e Russo Passapusso participam do Sarau de Itapuã

O tradicional projeto da Casa da Música discute as culturas das cidades e de seus povos

sarau-de-itapua-05_12_bate-papo-musicado

O Sarau de Itapuã da Casa da Música ganha uma edição especial com a participação de artistas renomados em todo o Brasil. Na próxima segunda-feira (05), às 18h, a cantora Margareth Menezes, o guitarrista Beto Barreto, juntamente com o vocalista Russo Passapusso, ambos da Banda Baiana System, participam de um bate-papo musicado. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Com o tema “Territórios Culturais – As Cidades, Suas Culturas e Seus Povos”, o bate-papo explora experiências globais aplicadas a vivências locais, como forma de valorizar e entender os intercâmbios culturais. Margareth Menezes fala sua experiência recente nos Estados Unidos no evento CalBrazilCamp, que já acontece há 18 anos, onde por duas semanas a música brasileira é estudada por pesquisadores de todo mundo. Além disso, ela fala sobre seu trabalho a frente da Fábrica Cultural, produtora responsável pelo Mercado Iaô, que atua no na Península Itapagipana.

“Abrimos um diálogo sobre a possível transmissão dessa experiência para o público da Casa da Música e Margareth topou fazer. Como ela já tem uma parceria e entrosamento, surgiu à proposta de somar essas forças e chegamos ao tema que será tratado”, comenta Amadeu Alves, coordenador da Casa da Música.

Há cinco anos, a banda Baiana System viaja por todo o mundo e apresenta para diferentes povos a sua mistura da guitarra baiana com os soundsystems (paredões de som), que resultou em muitas experiências acumuladas e em seu mais novo álbum, o Duas Cidades. Russo e Beto conversam sobre essa vivência global e como ela tem influenciado no trabalho da banda.

Alves conta que a presença dos dois artistas é importante pela relevância do trabalho que a Baiana System tem desenvolvido. “Dialogamos sobre uma possível presença deles em alguma atividade em Itapuã e, a Casa da Música, como referência que é, vinculou-se ao processo”.

Realizado pela Casa da Música, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Independência Musical Associada (IMA),  o Sarau de Itapuã acontece há nove anos, quinzenalmente, às segundas-feiras. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades e é um dos projetos estratégicos para dinamização das atividades culturais no espaço cultural.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s