Coordenador da Casa da Música é convidado a representar o Brasil no VI Encuentro En Kilombos na Colômbia

14241445_1759898324279195_792976232796292716_o

Foto: Roberto Barreto

Amadeus Alves, coordenador da Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – participa como representante brasileiro do VI Encuetro En Kilombos: Etnias Y Festejos Populares, que acontece entre os dias 23 de setembro a 01 de outubro, em Barranquilla, na Colômbia.

O convite acontece pelo reconhecimento do trabalho de Amadeu junto à Casa da Música, cujo esforço é o de integrar e manter o diálogo permanente entre o espaço cultural e a comunidade de Itapuã, buscando sempre valorizar as manifestações culturais e o legado histórico da região. A sua presença no evento busca aproximar os dois países através de diálogos e intercâmbio de conhecimentos e experiências. Representantes de outros países, como México e Chile, também marcam presença.

O coordenador da Casa da Música passará seis dias dialogando com crianças, jovens e adultos interessados em aprender e conhecer o Brasil pela perspectiva étnica e musical.  “Amadeu tem a missão de demonstrar a musicalidade do bairro de Itapuã, com as cores da selva, mar, os indígenas, negros e mestiços, da mesma forma que tem qualquer colombiano, através de gestos, comidas, sentimentos e sons comuns”, explica Jorge Pretelt, diretor geral do projeto.

“A minha participação é fruto do reconhecimento de um trabalho coletivo, onde tenho a responsabilidade e a oportunidade de representar todos que vem construindo esse novo momento da cultura na Bahia”, pontua o coordenador. Amadeu ainda ressalta que isso também se deve ao incentivo de políticas públicas voltadas à cultura. “Esse convite é reflexo das recentes políticas culturais baseadas no protagonismo popular, na gestão dos equipamentos públicos dos territórios locais, da valorização do patrimônio simbólico do povo, a favor do crescimento real desses potenciais”.

Sobre o VI Encuentro En Kilombos – A edição deste ano aborda a interrupção das desigualdades sociais que a Colômbia tem vivido graças às mudanças surgidas. “Meu país está dando a oportunidade de acabar com a violência causada pelas desigualdades sociais, pela corrupção do aparato estatal de exclusão social e pela crise econômica disfarçada”, é o que conta Pretelt.

Ainda segundo o diretor geral, o Brasil e a Colômbia têm muito em comum e a presença de Amadeu enquanto representando do país é importante para contribuir para um mundo melhor, longe das barreiras que equivocadamente separam vizinhos. “Diferenças não devem primar, mas devem ser tomadas em conta como fatores convergentes”.

Amadeu espera colaborar na formação de vínculos entre pessoas e viaja para o Encontro com a perspectiva de “uma bagagem repleta de materiais baseados na experiência humana diretamente ligada ao sócio ambiental e cultural, como ferramentas de construção de pontes entre identidades de povos irmãos”.

Anúncios

Um comentário sobre “Coordenador da Casa da Música é convidado a representar o Brasil no VI Encuentro En Kilombos na Colômbia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s