Cantor Guilherme Arantes participa de Luau na Casa da Música

Projeto busca resgatar a convivência da comunidade no Abaeté

Viva-o-Abaeté_luau_29

A Casa da Música, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), promove mais uma edição do projeto Luau na Lagoa, na próxima terça-feira, dia 29, às 15h. Com entrada gratuita, a atividade, que faz parte do programa Viva o Abaeté, conta com a presença do cantor e compositor Guilherme Arantes e integra as comemorações do aniversário de 22 anos do espaço.

Na abertura, está previsto um bate-papo com a Velha Guarda de Itapuã às margens da Lagoa do Abaeté. O grupo, formado por artistas tradicionais do bairro, conversa com a comunidade em um momento de troca de experiências e de resgate de memórias de um dos bairros mais famosos de Salvador. Já às 18h, começa um descontraído encontro entre as Ganhadeiras de Itapuã e Guilherme Arantes.

O objetivo do Luau e do programa Viva o Abaeté é promover o reencontro da população com a região. “A Lagoa do Abaeté, cantada por Caimmy, versada por Vinícius, fotografada por Verger e referenciada por muitos outros artistas, é um dos mais divulgados cartões postais da Bahia. No entanto, em tempos mais recentes, os problemas ambientais da Lagoa têm sido mais noticiados do que a sua paisagem encantadora”, diz o gestor da Casa da Música, Amadeu Alves.  O programa mostra que é possível aproveitar o acesso à lagoa e, para Amadeu, a presença de Guilherme Arantes ratifica essa ideia. “Guilherme Arantes fortalece o projeto e só demonstra que está crescendo e ganhando dimensão”, diz o coordenador. O cantor reside na Bahia há 15 anos e se divide entre shows, o trabalho no estúdio Coaxo do Sapo, que abriu em Barra do Jacuípe, e a presidência do Instituto Planeta Água, onde são desenvolvidos projetos de proteção à natureza.

A realização do Viva o Abaeté tem como apoio a Área de Proteção do Abaeté (APA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador –  Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org

Anúncios

Um comentário sobre “Cantor Guilherme Arantes participa de Luau na Casa da Música

  1. Muito bom o show de Guilherme Arantes em um cenário bucólico e acolhedor associado a uma noite magica combinada com a lua e o cenário magico.
    Bom seria se tivéssemos shows rotineiros não somente de grandes artistas mas também de artistas do bairro, como o Male e as próprias lavadeiras de itapuá, que teriam uma oportunidade de demonstrar seu talento bem como aos turistas que teriam um cronograma de eventos a apreciar e aos comerciantes que teriam seus empreendimentos valorizados e com maior fluxo de clientes.
    Muito se fala de revitalizar o abaete porem enquanto pensarmos como sempre isso não ocorrerá, é um belo ponto turístico mas sem um atrativo cultural forte e apresentações musicais desperta este publico a este atributo natural esquecido e temido.
    O blog é uma boa iniciativa porém já que trata de um ponto turístico baiano deveria ter fotos relacionados a este também.
    Esta foto inicial ai ficou a desejar, Fica a dica e sempre em frente a população do abaete e itapuã para melhorar nossa comunidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s