Casa da Música – 18 Anos de História

Casa da Música ganha maioridade!
Espaço cultural do Abaeté festeja 18 anos com programação diversificada

“O Abaeté tem uma lagoa escura, arrodeada de areia branca”, assim cantou Dorival Caymmi, imortalizando um dos locais místicos de Salvador. Mas é também no Abaeté que se encontra um dos espaços culturais mais importantes da cidade, a Casa da Música, que este mês comemora 18 anos de criação. Para celebrar este momento, de 26 a 30 de setembro, serão realizadas uma serie de atividades como saraus, bate papos, workshops e apresentações musicais. Tudo de graça. “É uma satisfação muito grande viver este momento em que estamos fechando um ciclo e começando outro, o da maioridade”, afirma Amadeu Alves, Coordenador da Casa da Música.

As comemorações começam no dia 26 de setembro, com o sarau “Celebrando a Cultura Popular com São Cosme e São Damião” e a abertura da exposição “Casa da Música – 18 anos de História”, com fotos, registros jornalísticos e textos. Uma das novidades será a apresentação de cordéis escritos especialmente para a ocasião. Os versos são de autoria de Bule-Bule, Maviael Melo, Antônio Barreto, Rodrigo Sestrem e Aloísio Lisboa. Além disso, será exibido um mini-documentário com pessoas da comunidade e parceiros do espaço.

A idéia da exposição é mostrar ao publico os diferentes momentos vividos pelo local. Mas segundo Amadeu Alves, a mostra abre espaço para a interatividade e para o futuro. “As pessoas vão poder escrever e colocar em uma urna o que desejam, o que imaginam para o futuro da Casa da Música”, conta.

Ainda dentro das comemorações, está programado um workshop de guitarra baiana no dia 28 de setembro. Quem quiser, pode se inscrever na hora. A ação é gratuita. Participam do workshop os músicos Júlio Caldas, Marcio de Oliveira, Fábio Batange e Yuri Baneto.

No dia seguinte (29.09), às 15h, o Abaeté será tomado pela apresentação da Camerata da OSBA. Encerrando a programação inicial, no dia 30 de setembro será realizado um Bate-Papo Musicado com o cantador e cordelista Maviael Melo. O objetivo é promover novas ações até o final do ano, mas a programação ainda não está definida.

Identidade Cultural


A Casa da Música foi inaugurada no dia 03 de setembro de 1993 e está situada entre jardins, dentro do Parque Metropolitano do Abaeté, onde acontecem os já famosos Saraus da Casa da Música, quinzenalmente às segundas-feiras. O espaço abriga um marco da música baiana, a Fobica – o primeiro Trio Elétrico criado pela dupla Dodô e Osmar, semente do atual Carnaval baiano. “A Fobica é nossa maior relíquia, mas também somos uma referência quando se trata de pesquisa sobre a identidade cultural local já que temos muitas informações sobre a Lagoa do Abaeté, sobre Itapuã e as manifestações culturais do bairro”, diz Amadeu Alves.

Além disso, a Casa da Música dispõe de um acervo constituído de fitas VHS, CD´s, DVD´s, LP´s, livros e documentários; preservando a memória artística de artistas locais e da Bahia. Amadeu Alves também destaca a interação com outros espaços culturais de Salvador e de outras cidades baianas. Parte do acervo foi levada para outros municípios como Porto Seguro e Mutuípe. “A Casa da Música tem uma importância para a cultura do bairro e do estado”, afirma Amadeu.

PROGRAMAÇÃO

26/09 (segunda-feira)


Sarau “Celebrando a Cultura Popular com São Cosme e São Damião”
A Casa da Música faz aniversário no mesmo mês que os Santos Gêmeos, um dos mais populares e que tão bem representam a nossa cultura popular. Nada mais justo do que realizar um sarau homenageando-os. A festa promete muito samba de roda e distribuição de doces como manda a tradição.
Horário: A partir das 18h.
Onde: Casa da Música
Quanto: Gratuito

Exposição – “Casa da Música – 18 anos de História”


A exposição conta através de fotos, registros jornalísticos e textos a trajetória dos 18 anos da Casa da Música.
Abertura – 26 de setembro às 19h
Local – Casa da Música
Horários de Visitação – De terça a sábado dás 09h ás 17h, aos domingos dás 9h ás 16h.
A exposição ficará aberta ao publico até o mês de dezembro deste ano.
Gratuita.

28/09 (quarta-feira)

Workshop de guitarra baiana


Acontecerá uma mesa redonda onde os convidados irão dialogar sobre a construção do instrumento, novas possibilidades de tocar, formas de gerir ações relacionadas à guitarra baiana além do panorama atual.
Convidados: Júlio Caldas, Marcio de Oliveira, Fábio Batange e Yuri Baneto.
Hora: 14h
Onde: Casa da Música
Quanto: Gratuito

29/09 (quinta-feira)


Apresentação da Camerata da OSBA
Horário: 15h
Onde: Casa da Música
Quanto: Gratuito

30/09 (sexta-feira)


Bate Papo Musicado
Tema: Cultura e Meio Ambiente
Convidado: Maviel Melo (Cantador e Cordelista)
Participação dos alunos e professores da Escola Renan Baleeiro
Hora: 14h
Onde: Casa da Música
Quanto: Gratuito.

Assessoria de Comunicação – SecultBA


(71) 3103-3412 / 3103-3442 / 3103-3452
ascom@cultura.ba.gov.br

: http://plugcultura.wordpress.com
:http://www.flickr.com/photos/secultba/
:http://twitter.com/SecultBA
: http://www.cultura.ba.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s