Cultura e Arte

Este slideshow necessita de JavaScript.

PIFE BRASILEIRO

Flautas rústicas são comumente chamadas de pífanos ou pífaros. Porém, no nordeste do Brasil, há uma tradição muito específica ligada ao pífano.

Mais conhecida como Pife, o pifano nordestino é de influência indígena, na melodia e no modo de fazer. Vários grupos de índios faziam e fazem flautas com o mesmo bambu taboca desde tempos imemoriais.

Adaptado pelos primeiros caboclos nordestinos, ele tornou-se mais parecido com as flautas européias. Assim como em toda manifestação cultural no país, houve grande influência de vários povos na cultura do pife. Os negros, que foram trazidos ao Brasil, tornaram-na ainda mais percussiva.

As festas e a música feita pelas bandas de pífano constitui, junto com outras manifestações, o embrião de gêneros musicais ligados ao forró. Ainda hoje, diversas famílias de músicos artesãos continuam a fabricar e a tocar as bandas cabaçais adiante, em tradição que passa de pai para filho.

As bandas de pife constituem uma cultura específica, que inclui ritmos cafuzos, tropicalidade, misticismo nordestino e a sonoridade com sabor de terra que o Pife proporciona.

VEJA MAIS:

http://www.pifano.blogspot.com/

http://pifebrasileiro.wordpress.com/

Anúncios

2 comentários sobre “Cultura e Arte

  1. ASSISTAM AO ESPETACULO “BENDITO O FRUTO” ( FRAGMENTO)

    BENDITO O FRUTO Inspirado na obra de Plinio Marcos “Quando as Máquinas Param” o espetáculo retrata a situação conflituosa de um casal diante da situação de miséria, desemprego e a iminente possibilidade de praticar um aborto. Cine-teatro Solar Boa Vista. (Pq. Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas/ 71 3776-2108) Domingo (31), às 15h. Adaptação e Direção: Raimundo Moura. Com Clecio Lima e Zitta Carmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s