Dia de São José, o verdadeiro começo das festas juninas!

Não sei se é todo mundo que sabe (ao menos na zona urbana do Sudeste) que é hoje, dia de São José, o pontapé inicial das festas juninas no Brasil.

Explico: o ciclo do milho é de 3 meses, ou seja, há o transcurso do período de 3 meses entre seu plantio e a colheita. Reza a tradição nordestina que se chover até dia de São José (ou perto dele, obviamente), o inverno no Nordeste será chuvoso, e a colheita do milho, em junho (ou seja, já nas festas juninas, onde a base das comidas típicas é o milho) será abundante; caso não chova, haverá inverno seco, e portanto a colheita do milho será escassa (parece que é o caso desse ano).

Não é a toa que S. José é padroeiro do Ceará (hoje é feriado no Estado) e reverenciado nos demais estados do Nordeste geralmente castigados pela seca (na Europa, em alguns lugares, hoje é o dia dos pais, em razão de S. José ter sido o pai terreno de Jesus Cristo).

Mas como eu adoro de ressaltar, essas festas católicas quase sempre têm um correspondente pagão, ou alguma ocorrência na natureza que “coincidentemente” acontece no mesmo dia ou muito próximo dela. No dia de São José é o equinócio de outono (aqui no hemisfério Sul, bien compris) – e, convenhamos, faz bastante sentido associar colheitas e plantios a fenômenos naturais.

Oração a São José:


“São José, Santo trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas da prosperidade para o nosso povo conseguir com dignidade o seu emprego.
“Dai forças e coragem a todos, para que tenham a disposição, a simplicidade, a determinação que nos destes exemplo.
“Orientai os nossos governantes para a distribuição justa dos bens da nossa cidade. Protegei as nossas famílias para que não se deixem vencer pela desilusão, pela falta de trabalho e nos dê esperança.

Fonte:http://ladyrasta.com.br/2010/03/19/dia-de-sao-jose/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s